Tradutor

ESCOLA ITINERANTE DE TEATRO


SEGUNDA ETAPA DO HISTÓRIAS INVISÍVEIS É A ESCOLA ITINERANTE DE TEATRO.
PRIMEIRA CIDADE SERÁ FEIRA DE SANTANA, DE 29/10 A 02/11. INSCRIÇÕES NO CENTRO CULTURAL AMÉLIO AMORIM.

A Escola Itinerante de Teatro é uma das ações do Projeto “Histórias Invisíveis do Oco Teatro”, contemplado pelo EDITAL 16/2010 - APOIO A GRUPOS ARTÍSTICOS NO ESTADO DA BAHIA, FUNCEB e Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

O Grupo Oco Teatro Laboratório levará às cidades de Feira de Santana (outubro), Camaçari (novembro), Santo Amaro da Purificação (dezembro) e Lauro de Freitas (janeiro 2013), a Escola Itinerante de Teatro, em cada localidade no decorrer de uma semana serão oferecidos os seguintes cursos:


· Técnica de Arte Circense para teatro de rua.
· Voz para atores-performers.
· Iluminação teatral.
· Teatro e Pedagogia na Sala de Aula.
· Direção Teatral.
· Produção de Eventos.


Cabe ressaltar que cada curso será dividido em 03 turnos de trabalho, 02 aulas no turno da manhã, 03 aulas no turno da tarde e 02 aulas no turno da noite, dando a possibilidade de participação em horários alternados.
AS AULAS:

Sessão da manhã. (09:00 – 12:00)

* Técnicas de Artes Circenses para Teatro de Rua.
* Voz para atores-performers.

Sessão da tarde. (14:00 – 17:00)

* Iluminação teatral
* Teatro e movimento
* Direção teatral.

Sessão noite. (19:00 – 22:00)

* Teatro e Pedagogia na Sala de Aula
* Produção de eventos.


OS CURSOS.

Técnicas de Artes Circenses para Teatro de Rua - Gigantes de longas pernas. (ministrado pelo ator Mario Cesar e a atriz Carla Teixeira) - Iniciação teatral e princípios básicos do Teatro Popular de Rua a partir de jogos dramáticos, expressão corporal e improvisação. O curso é composto por exercícios de voz, corpo, movimentos e técnicas especificas de Teatro de Rua que tem por objetivo desenvolver a coordenação motora, agilidade, reflexo e visões periféricas dos atores. Como técnica circense serão dadas aulas de perna-de-pau.

Voz para atores/performers. (ministrada pela atriz Andrea Mota) - Através de um processo de investigação e pesquisa do aparelho fonético se desenvolve um processo de impulsos que levam o ator a conscientizar a sua voz como uma prolongação do corpo no espaço e o conduz a uma construção da partitura corporal para performances.

Iluminação teatral. (ministrada pela iluminadora Rita Lago) - Uma oficina com os princípios básicos da Iluminação teatral, os tipos de refletores, a utilização da luz no espaço cênico, frontal, laterais, contraluz, angulares. A luz como conceito no teatro contemporâneo. A luz que dialoga com o ator e as outras ferramentas do espetáculo. Montagem e desmontagem. Demonstração de processo através de projeção de imagens.


Direção teatral. (ministrada pelo diretor Luis Alberto Alonso) - Princípios básicos para iniciação na direção teatral.Princípios básicos serão trabalhados a partir de exercícios práticos discutindo assim o conceito de texto e suas múltiplas funções no teatro. Cada dia será utilizado uma base textual ou de informações que servirá para desenvolver uma proposta de montagem, as bases ou estruturas de suporte de informação que conformam este exercício diário são: Texto dramático – “Édipo rei”. Sófocles -, Musica Clássica Contemporânea, Obras Clássicas de Artistas Plásticos, Contos do Romance “Cidades Invisíveis” de Ítalo Calvino; demonstrando assim a diversidade de textos que servem para dar início a uma proposta de montagem teatral.


Teatro e Movimento. (ministrada pelo ator Kadu Fragoso) - serão trabalhados conceitos teatrais a partir de jogos e improvisações propostos a cada encontro, culminando com a criação de cenas através de improvisações que valorizem o trabalho em grupo e a expressão individual dos participantes.

Teatro e Pedagogia na Sala de Aula. (ministrado pela atriz e professora de teatro Josiane Acosta) - É fundamental nos momentos atuais encarar a nossa arte dentre todas as suas vertentes de possibilidade de exploração em relação com o público. A Arte como uma ferramenta de ensino e aprendizado é uma das menos utilizadas e uma das mais necessárias no processo de formação de um cidadão íntegro e informado na sua totalidade. Através de bate papo e exercícios práticos que envolvem o lúdico a oficina se propõe interagir com pedagogos que estejam interessados em fazer das artes cênicas um segmento atrativo para o aluno ao mesmo tempo em que serve para induzir conhecimentos necessários ao processo de formação. No decorrer do curso os alunos terão contato com jogos teatrais e técnicas de contação de história.

Produção de eventos. (ministrado pelo ator/produtor Rafael Magalhães) Temos percebido nas viagens de apresentações de espetáculos do grupo pelo interior da necessidade imperiosa de oferecer algumas ferramentas no campo da produção artística aos produtores locais, sendo esta uma via de mão dupla, onde os artistas poderão encontrar nas cidades do interior não somente as estruturas físicas necessárias, mas a articulação para que a presencia de um grupo artístico, companhia ou artista e sua equipe seja o mais proveitosa possível e profissional. Através de discussões que contemplam o que é ser um produtor artístico, como elaborar projetos artísticos, quais são as leis de incentivo, como articular uma produção executiva bem sucedida, como arranjar parceiros, quais são as empresas disponíveis no mercado ao intercâmbio e como desenvolver um processo de sensibilização no setor.

PÚBLICO ALVO.

Poderão participar dos cursos: atores, diretores, iluminadores, pedagogos (professores), produtores artísticos, atores interessados em teatro de rua.

SELEÇÃO E PARTICIPAÇÃO.

A seleção e participação dos interessados será através de divulgação e inscrição. Cada turma terá no máximo 15 alunos, priorizando assim a qualidade das aulas. Serão beneficiados nesta ação profissionalizante 90 (noventa) pessoas.

SOBRE O GRUPO.

Oco Teatro Laboratório é um grupo que surgiu no ano 2006 com a finalidade de desenvolver um trabalho de pesquisa na procura de novas formas de expressão no teatro. Inspirados em grandes mestres e através do contato e experiência profissional de alguns dos seus integrantes com eventos sediados em importantes centros de pesquisa do mundo, reside no município de Lauro de Freitas. Já apresentou espetáculos e ministrou oficinas em Festivais por diversos estados do Brasil como: Alagoas,  Paraíba, Piauí, Minas Gerais e nos países: Peru, Equador, Espanha e Estados Unidos. Realiza o FILTE – Festival Latino Americano de Teatro da Bahia. Além de livros publicados em convênio com a Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal de Uberlândia. Nesse tempo o grupo também vem realizando ações junto às comunidades de Lauro de Freitas com oficinas gratuitas e montagens de espetáculos com e para a comunidade.

DIRETOR E ATORES

LUIS ALBERTO ALONSO AUDE (DIRETOR)
Cubano radicado em Brasil. Diplomado pela Escola Nacional de Arte (ENA) de Havana, Cuba. Integrou o Instituto Superior de Arte (ISA) de Havana Cuba durante três anos. Formou parte da Primeira Companhia de Teatro de Cuba “Teatro Buendía”. Integra faz 15 anos o grupo Internacional “Ponte dos  Ventos”, sediado em Dinamarca, dirigido pela atriz fundadora do Odin Teatret, Iben Nagel Rasmussen. Ingressou na Universidade Federal da Bahia (UFBA) como aluno especial na Escola de Teatro. Atualmente é aluno de Língua e Literatura Inglesa na Universidade Estadual da Bahia. Diretor do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (FILTE). Presidente do Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste (NORTEA). Com ensaios publicados em revista ARTEZ (Espanha) e no livro Trânsitos e Traslados da Cena Latino-Americana. Traduz e dirige a Coleção de Teatro Latino-Americano em parceria com Cacilda Povoas e Hector Briones e a Editora da Universidade Federal da Bahia. Tem em processo de publicação o primeiro volume da Coleção Teoria Teatral Latino-Americana com o título Cenários Liminares em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia. Tem ministrado cursos, conferencias e apresentado espetáculos como ator e diretor em Peru, , Santo Domingo, Cuba, Equador,  Alemanha, Polônia, Dinamarca, Áustria, Espanha, Grécia, Itália e Eslovênia.


WILTON RAFAEL SOUZA MAGALHÃES (ATOR/PRODUTOR)
Rafael Magalhães formado em pedagogia pela Universidade Católica de Salvador, Cursando Mestrado em Artes Cênicas na Ufba, vem ministrando diversos workshops dentro de Festivais Internacionais e Universidades em países como Espanha, Portugal, Itália, Estados Unidos, Venezuela, Colômbia, México, Equador e Rússia. Fundador da Cia Teatral Avatar. Membro do grupo internacional Ponte dos Ventos com sede na Dinamarca, dirigido pela atriz fundadora do Odin Teatret, Iben Nagel Rasmussen/ Diretor de movimento e preparador corporal de vários espetáculos. Participou de diversos espetáculos, entre eles: “Viva o Povo Brasileiro”, “Rei Brasil”, “A Terra de Calibã”, “A Tempestade”, “A Herança de Macbeth”, “Kaô” sendo que com esses últimos excursionou por diversas partes do mundo. Rafael é o primeiro ator brasileiro a se apresentar em Moscou-Russia. Fundador do grupo Oco Teatro Laboratório do qual é ator e produtor, onde trabalha nos espetáculos “Branca”, “Os Sonhos de Segismundo”, “Cuide de VC” e “Dois Velhos Pânicos”. Diretor de produção do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia e do Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste.


ANDRÉA MOTA DE QUEIROZ MACHADO (ATRIZ)
Formada pela Universidade Federal da Bahia em Licenciatura em Artes Cênicas, Atuei durante quatro anos no grupo Tupã Teatro Laboratório como e arte educadora no projeto Tupã Teatro Arte Educação e como atriz nos seguintes espetáculos: Tude é Poesia, Essa é nossa praia, Yaba, Neverwas,Narizinho no mar da imaginação.Em 2001, o grupo foi convidado a Dinamarca participando de workshops em turnê com o espetáculo YABA em várias escolas e teatros do país. Recebemos o prêmio COPENE no ano de 2002, de espetáculo revelação e de melhor musical no Festival de São Mateus no Espírito Santo. 2002 participei de viagem de pesquisa ao Peru e Bolívia, para o espetáculo INCA, que fez parte do projeto “Circulado” da Fundação Cultural do Estado da Bahia.Em 2006 passei a integrar o Grupo Oco Teatro Laboratório Direção de Luis Alberto Alonso,participando dos seguintes espetáculos como atriz: Branca, Os Sonhos de Segismundo (indicado nas categorias melhor espetáculo e melhor atriz Para Diana Ramos pelo prémio COPENE),Cuide Bem de Você( apresentações em mais de 30 escolas no Município de Lauro de Freitas). O grupo ainda realiza os seguintes projetos: Abril Teatral (Oficinas de teatro para alunos da rede municipal de ensino), FILTE (Festival Latino Americano de Teatro), NORTEA (Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste). Junto ao Grupo Oco Teatro tenho atuado com apresentações dos espetáculos Branca e Os Sonhos de Segismundo no Peru, Equador, Espanha, e na cidade de Recife/PE.

CARLOS EDUARDO DOS SANTOS FRAGOSO (ATOR)
Formado pela Universidade Federal da Bahia – UFBa.Graduação em Artes Cênicas ator e produtor cultural, atuando na área de artes cênicas na UFBA e em grupos de teatro e dança de Salvador, além de desenvolver trabalhos administrativos. Trabalhou como voluntário na Paróquia Santa Cruz, Coordenador da Cia. Teatral TOPA?! (Trabalhando com Oração, Perseverança e Arte) e Projeto UBUNTU Ponto de Cultura – Instituto Cultural Casa Via Magia Como produtor foi estagiário em produção cultural da Sua Cia de Dança, ator e produtor do grupo Via Magia de Teatro, assistência de produção IX Mercado Cultural – 2009, produtor do Teatro de Pano - Casa Via Magia, produtor e assistente de direção – projeto “Integração das Artes – o movimento não pode parar!” – apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Produziu os espetáculos: Baú – o processo Romeu & Julieta e Caetano, As Palavras Depois do Fim, O Nórdico, Vento e Viela.
Como ator trabalhou: Romeu e Julieta – Dez/2000, A Coroa de Tebas - Jun à Jul/2001, O Pequeno Príncipe em ameaça ao B-612 – Mar à Abr/2003, Os Três Porquinhos – Jun à Agos / 2004, A Misteriosa Carta da Galinha Cocoroca Cocó - Set à Nov/2004, O Peixinho Xexéu e a Gatinha Fifi – Dez/2004 à Fev/2005, Quem matou Brigitty? - Abril/2007(Leitura Dramática), Carapuça no Curupira! – Ago à Out/2007, Agente é pobre, mas se diverte! - Ago/2007, Máquina Amarela e outros dramas – Nov  /2007, A Hora em que não sabíamos nada uns dos outros - Nov/2007(Leitura Dramática), Estórias de Bichos - Novembro/2010 a Maio/2011, QUATRO LUAS PELAS PEDRAS – FORMATURA UFBA – Dezembro/2010, ÉDIPO – Fevereiro/2011, Engenho K. – Outubro à Novembro de 2011 entre outros.

JOSIANE ADRIANA ACOSTA DA ROSA (ATRIZ)
Professora de Teatro licenciada pelo Departamento de Arte da Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem em sua formação de atriz a oficina para formação de atores da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo de Atuadores "Oi Nóis Aqui Traveiz" (2002/2003); frequentou a Oficina teatro como instrumento de discussão social, ministrada por Paulo Flores (2005-2006). Participou da oficina de dramaturgia ministrada por Luiz Paulo Vasconcellos (2009); integrante do Grupo Caixa-Preta. Atriz e Fundadora do Grupo Iwá, grupo de teatro e contação de histórias residente na cidade Salvador-BA. Participou de fóruns e seminários sobre ações afirmativas no estado do Rio Grande do Sul. Participou dos seguintes espetáculos: “A alma boa de Setsuan”; “A mais-valia vai acabar Seu Edgar”; “Antígona BR” e “O osso de Mor Lam” (Direção: Jessé Oliveira- 2008/2009); “Recital poético musical Minas de Conceição Evaristo” e “Batuque tuque Oliveira Silveira” (Direção: Vera Lopes- 2009/2010). “E se África?”-espetáculo de contos africanos (Direção: Toni Edson- 2010). “No palco Ruth de Souza”
(orientação Mirna Spritzer-2010). Trabalhou na produção do III, IV e V Encontro de arte de Matriz Africana promovido pelo Grupo Caixa Preta de Porto Alegre.


MARIO CESAR ALVES (ATOR)
Eu brasileiro,ator do grupo “Oco Teatro Laboratório do Estado da Bahia,Que desde o ano de 1999 vem participando de cursos seminários e montagem.A primeira experimentação foram as oficinas de teatro pela fundação cultural da Bahia ,Valores da terra com cursos de capoeira para teatro,dança,música e artes plásticas , ator contador de histórias por Meran Vargens(TCA)espetáculos Senhora Desidério,Tude é Poesia.Em 2000 montagem dos espetáculos Never Was ,Yaba-Nasce uma Nação,várias apresentações pelo interior do estado com o projeto (ZIG-ZAG)neste mesmo ano paticipou do festival de teatro de São Mateus(Espírto Santo)Recebemos o troféu “BRASKEN como Grupo revelação.no ano seguinte seguimos para a Dinamarca passando por várias cidades.Realizamos um espetáculo infantil(narisinho no mar da imaginação),obra de fábulas de Monteiro lobato. Finalmente em 2007 e 2008 no “oco teatro laboratório trabalhamos muito e fizemos bons trabalhos que resultou –nos um belo espetáculo de nome “BRANCA)baseado na obra de Dias Gomes(o santo inquérito) estreando no Festival internacional de Maestros e Escolas de teatro do Equador,abrindo portas onde recebendo convite para o festival de Murcia,posteriormente com a nossa nova montagem(os sonhos de  Segismundo)participamos do festival internacional do Equador,apresentado-nos em Quito e Guayaquil.

CARLA CRISTINA TEIXEIRA DE FREITAS (ATRIZ)
Brasileira, Salvador-Ba. Curso de história pela Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC (incompleto), Fez o curso Livre de Teatro da Ufba, a Oficina de Preparação de Ator da Ufba.Cursou a Oficina de Teatro Físico no Teatro Castro Alves com Carmen Paternostro. Fez o curso técnico profissionalizante na Escola de Arte Dramática Sitorne, o curso de Teatro de Bonecos na Escola de Belas Artes e também o curso de Cenas Teatrais na Residência Universitária da Ufba. Fez parte do Grupo de Teatro Maluk’s por dois anos e há dois anos e meio integra o grupo Oco Teatro Laboratório o qual já se apresentou como atriz no Peru e Equador. Trabalhado também como monitora nos cursos ministrados pelos professores do grupo como o Abril Cultural na Comunidade em Lauro de Freitas e o trabalho de oficinas de Corpo e voz no Espaço Cultural Xisto e desde 2008 como Assistente de Produção no Festival Latino Americano de Teatro da Bahia-FILTE
site. www.ocoteatro.com.br

FEIRA DE SANTANA

Em sentido horário, a começar em cima à esquerda: Bandeiras da Bahia, Brasil e de Feira de Santana respectivamente, em frente à câmara municipal; Praça do Relógio; Coreto no bairro Sobradinho; Vista do bairro Ponto Central durante o dia; Entrada da UEFS, na avenida Transnordestina; Igreja Senhor dos Passos; Vista de edificações do bairro Kalilândia durante a noite.


TÉCNICAS DE ARTES CIRCENSES PARA TEATRO DE RUA
A leveza e a ludicidade se reuniram com estas pessoas em cinco dias de oficina dias de oficina.

Fotos: Carla Teixeira
Fotos: Andréa Mota


TEATRO E PEDAGOGIA NA SALA DE AULA

O curso Teatro e pedagogia na Sala de Aula propôs uma vivência entre a professora de teatro Josiane Acosta e a sua turma, quase em sua maioria, de professores. No decorrer da oficina foram compartilhados jogos teatrais onde os próprios professores-alunos experimentaram exercicios que certamente levarão para a sua prática na sala de aula. Uma oficina que revelou histórias pessoais e despertou na turma o desejo de contar histórias, um hábito que tem se perdido diante do corre-corre do mundo tecnológico. 
Josiane Acosta

 Foto: Andréa Mota
Foto: Andréa Mota
 Foto: Joseane Acosta
 Foto: Joseane Acosta
                                                     Foto: Joseane Acosta

Um comentário: